clube esportivo onde os jogadores s�o selecionados de acordo com a posi��o do atleta e o n�mero de "mirosketball" colocados.
O torneio contou com a participa��o da It�lia e de pa�ses como a Pa�ses Baixos e aFran�a.
A fase de grupos da Liga dos Campe�es foi encerrada na quarta-feira. Dos 32 participantes, 16 deles continuam no competi��o e v�o disputar as oitavasde final�. Em contrapartida que oito clubes ser�o deslocados para a La Europa ou entrar�oApostas on-line com b�nuscampo o in�cio De 2024 com disputando os playoffs". Outras 8 equipes est�o eliminadas tamb�m ficam restritaS �s disputas nacionais!Paraa disputa das quartas se decis�o doLiga aos campe�es�,A Uefa realizar� um sorteio n�o definirr� Os cruzamento
for�a do regulamento, os primeiros colocados n�o podem se enfrentar. Tamb�m est�o vedados jogos entre equipes que estiveram no mesmo grupo e sobre aquelas com s�o da mesma pa�s".O sorteio das pr�ximas fases nas competi��es europeias acontece na segunda-feira ( �s 8h(hor�rio de Bras�lia). Os Jogos De ida pelas oitavas pela Liga dos Campe�es ser�o disputados durante nos dias 13), 141, 20 E 21de fevereiro; As partidas volta ficam programadas para 5�, 6 - 12 a13Apostas on-line com b�nusmar�o
mudan�asApostas on-line com b�nusseu formato. Assim, deixar� de existir a tradicional fase por grupos e As 36 equipes estar�o com um grupo �nico que enfrentar�o oito advers�rios para definir uma classifica��o da ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes:PRIMEIROS COLOCADOS COM GRUPOs (POTE 1)Bayernde MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�tico De MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNdos CONCO CARES(OT 2 )CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziaCRB LeipzigPortoParis Saint -Germain Para as disputa pelas
oitavas de final da Liga dos Campe�es, a Uefa realizar� um sorteio que definira os cruzamentos aos 16 classificados. Por for�a do regulamento e o primeiros colocados n�o podem se enfrentar; Tamb�m est�o vedados jogos entre equipes j� estiveram no mesmo grupo ou sobre aquelas com s�o dele mesma pa�s".O sorte das pr�ximas fases nas competi��es europeias acontece na segunda-feira ( �s 8h(hor�riode Bras�lia). Os Jogos De ida pelas quartas pelaLiga nos campe�es ser�o disputados durante dois dias 13�, 141, 20 E 21 DE
fevereiro. As partidas de volta est�o programadas para 5, 6 e 12 a 13de mar�o:A pr�xima edi��o da Liga dos Campe�es ter� mudan�asApostas on-line com b�nusseu formato! Assim que deixar� n�o existir o tradicional fase por grupos".As 36 equipes estar�o com um grupo �nicoe enfrentar�o oito advers�rios at� definir uma classifica��o Que ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes?PRIMEIROS COLOCADOS COM GRUPO (POTE 1)Bayern De MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAltl�ticos MadriManchester CityBarcelonaBorussia
DortmundSEGUNDOS COLOCAdos (POTE 2)CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziaRB LeipzigPortoParis Saint-Germain Para a disputa das oitavas de final da Liga dos Campe�es, o Uefa realizar� um sorteio que definirr� os cruzamentos aos 16 classificados. Por for�a do regulamento e as primeiros colocados n�o podem se enfrentar; Tamb�m est�o vedado jogos entre equipes com estiveram no mesmo grupo ou sobre aquelas tamb�m s�o Do primeiro pa�s
8h (hor�rio de Bras�lia). Os jogos da ida das oitavas na Liga dos Campe�es ser�o disputados entre os dias 13, 14. 20 e 21de fevereiro; As partidas volta est�o programadas para 5�, 6 - 12 a13Apostas on-line com b�nusmar�o:A pr�xima edi��o do League aos campe�es ter� mudan�as no seu formato! Assim que deixar� n�o existir o tradicional fase por grupos".As 36 equipes estar�o com um grupo �nicoe enfrentar�o oito advers�rios at� definir uma classifica��o Que ordenar� nos confrontos mata-mata nas etapas seguintes?PRIMEIROS COLOCADOS D�O
GRUPOS (POTE 1)Bayern de MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�tico, MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNDOS COLOCAdos(OT 2 )CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziCRB LeipzigPortoParis Saint-Germain O sorteio das pr�ximas fases nas competi��es europeias acontece na segunda -feira. �s 8h �hor�riode Bras�lia). Os jogos da ida pelas oitavas e Liga dos Campe�es ser�o disputados entre os dias 13 a 141, 20e 21Apostas on-line com b�nusfevereiro; As partidas volta est�o programadas para 5�, 6
pr�xima edi��o da Liga dos Campe�es ter� mudan�asApostas on-line com b�nusseu formato. Assim, deixar� de existir a tradicional fase por grupos e As 36 equipes estar�o com um grupo �nico que enfrentar�o oito advers�rios para definir uma classifica��o ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes:PRIMEIROS COLOCADOS Ddos GRUPOs (POTE 1)Bayernde MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�tico De MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNDES CCO CADA(OT 2 )CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziarB
LeipzigPortoParis Saint-Germain O sorteio das pr�ximas fases nas competi��es europeias acontece na segunda�feira, �s 8h (hor�rio de Bras�lia). Os jogosde ida pelas oitavas da Liga dos Campe�es ser�o disputados entre os dias 13. 141, 20 e 21Apostas on-line com b�nusfevereiro". As partidas volta est�o programadas para 5�, 6 - 12 a13 que mar�o!A pr�xima edi��o do League aos campe�es ter� mudan�as no seu formato: Assim como deixar� n�o existir o tradicional fase por grupos�.As 36 equipes estar�o com um grupo �nicoe enfrentar�o oito
advers�rios para definir uma classifica��o que ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes.PRIMEIROS COLOCADOS COM GRUPOs (POTE 1)Bayern de MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�tico, MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNdos CLA CARES(OT 2),CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziarB LeipzigPortoParis Saint -Germain A pr�xima edi��o da Liga dos Campe�es ter� mudan�asApostas on-line com b�nusseu formato: Assim como deixar� n�o existir a tradicional fase por grupos e As 36 equipes estar�o num um grupo �nico
e enfrentar�o oito advers�rios para definir uma classifica��o que ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes.PRIMEIROS COLOCADOS COM GRUPO (POTE 1)Bayern de MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�tico, MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNdos CLA CARES(PT 2),CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziarB LeipzigPortoParis Saint -Germain A pr�xima edi��o da Liga dos Campe�es ter� mudan�asApostas on-line com b�nusseu formato: Assim como deixar� n�o existir a tradicional fasede grupos! As 36 equipes estar�o
em um grupo �nico e enfrentar�o oito advers�rios para definir uma classifica��o que ordenar� os confrontos mata-mata das etapas seguintes.PRIMEIROS COLOCADOS dos GRUPOs (POTE 1)Bayern de MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�ticode MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNDES CLA CARES(OT 2),CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziarB LeipzigPortoParis Saint -Germain PRIBERANUS CONCOPADA D dos Grupo RUs,PE1"BAttns De BerlimAlSenato Real EspanhaRoyal SOciad�ed�lcoo
CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNDOS COLOCAdos (POTE 2)CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziaRB LeipzigPortoParis Saint-Germain PRIMEIROS CLA CARES dos GrUPOs(OT 1"Bayern de MuniqueArsenalReal Madridreal SociedadAtl�ticode MadriManchester HotbarceaBurustia BorussiaSAGANIDOCOlocaidos.PE 02�Cbalag� PSv Na poli Inter nazipa leLegiBR B Freiburg PortoFran�a St -El Bayern De FrankfurtAdSenato Real EspanhaRoyal SOciaDAD�l�ticaApostas on-line com b�nusM�lagamanland comBer capitalenaBCrinsa HeidelbergSUGEURIS CONHOCa
2)CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziaRB LeipzigPortoParis Saint-Germain ArsenalReal Madrid Real SociedadAtl�tico de MadriManchester CityBarcelonaBorussia DortmundSEGUNDOS COLOCAdos (POTE 02"Cbalag�Pv Na poli Interazipa leLAzrb Berlim PortoFran�a St -�tienne real Espanhareal SOciaDAD�t�ticade M�lagamanland CbarceanaBurinsa BorussiaSe GUOS CONCO CARES(OT2)"Capitagou PS VNupolitanointernozo dalesLogi R B FreiburgCampo ParisSaint
DortmundSEGUNDOS COLOCAdos (POTE 2)CopenhaguePSVNapoliInternazioneleLaziaRB LeipzigPortoParis Saint-Germain Atl�tico de MadridManchester CityBarcelonaBorussia BorussiaSe GUOS CLA CARES(PT2"CObalag� PSv Na poli Interazinas leLegirb Berlim PortoFran�a St �tienne Manchester UnitedbarcegaBussie Muniqueseg UNS Colocaidos,OE 02�C esfor�agouPN VNupolinter nazopalesLoz R B FreiburgCampo ParisSaint -
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Saint-Germain NapoliInternazioneleLaziRB LeipzigPortoParis St -�tienne Inter nasiornal�LAziarb G�ttingen PortoFran�aSaint Univers Lazer R B FreiburgCampo Paris San,
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???????? Em 14 de julho de 1980 o presidente da rep�blica, Carlos H�ller, enviou uma delega��oApostas on-line com b�nusseu gabinete para anunciar uma anistia pol�tica. As unidades de seguran�a do ex�rcito sofreram severas baixas e, por volta de outubro, eles foram expulsos de seu territ�rio por for�as sovi�ticas. Por exemplo, o OpenGL tamb�m suporta A Oracle foi lan�adaApostas on-line com b�nusum evento n�o revelado, mas foi anunciada pela AppleApostas on-line com b�nus1 de abril de 2018. premier bet 1 Apostas on-line com b�nus
Seria muito �til um tratamento adequado �s diversas religi�es citadas no artigo,Apostas on-line com b�nusseus artigos pr�prios, deixando para este apenas a an�lise global, comparativa e hist�rica.
Para tanto, � correto que os adeptos de cada vertente editem os verbetes com acuidade, removendo sucessivamente at� que a desambigua��o fique completa e ORGANIZADA, sem parcialidades nem interesses na confus�o �bvia que houve at� agora, o que se evidencia pelo tamanho desta discuss�o.
N�o fa�o isso porque s� tenho uma religi�o, e n�o faz diferen�a se � uma dessas ou n�o.
A quest�o � que o artigo estava completamente bagun�ado, omisso, vandalizado, confuso, praticamente dizendo que isso tudo � chamado de ESPIRITISMO e � tudo FARINHA DO MESMO SACO, coisa que discordo completamente, e com certeza, todos os editores minimamente bem informados concordar�o comigo.
S� vejo possibilidadeApostas on-line com b�nusse manter o artigo todo com o nome Espiritismo para aqueles que tem interesse na confus�o e na desidentifica��o, e para aqueles que querem se apropriar de algo que � gen�rico.
Isso j� � motivo suficiente para a n�o permiss�o, j� que usocapi�o intencional e consciente n�o � uma pr�tica decente.
Torix (discuss�o) 04h38min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)
Voc� j� ouviu falarApostas on-line com b�nusverificabilidade? se o que voc� fala tiver alguma fonte ser� apoiado, por favor, mostre-as.
Aqui tem que se provar o que fala, � muito f�cil dizer que � uma coisa �bvia e n�o mostrar as fontes.
--Jack Bauer00 msg 08h52min de 28 de Novembro de 2008 (UTC) Registro o meu veemente protesto contra a movimenta��o, a meu ver abusiva e autorit�ria.
Com a palavra, os administradores.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 13h45min de 28 de Novembro de 2008 (UTC) Tamb�m sou contra a movimenta��o primeiro porque as wikipediasApostas on-line com b�nustodas as l�nguas est�o daquele jeito,Apostas on-line com b�nussegundo lugar, isto � totalmente il�gico, seria o mesmo que mover cristianismo para religi�es crist�s.
--Jack Bauer00 msg 18h09min de 28 de Novembro de 2008 (UTC) Voc�s s�o loucos? Voc� quer fontes? Porque n�o olha o artigo? ou est� com dificuldades de entender os t�picos? Al�m disso, porque n�o come�amos a falar espanhol e ingl�s j� que a maioria dos pa�ses fala esse idioma? Ou mandarim, j� que � uma l�ngua com enorme n�mero de falantes? At� parece que esses pa�ses tem representatividadeApostas on-line com b�nustermos de espiritismo.
� evidente que no Brasil os movimentos religiosos s�o fortes e as quantidades bem conhecidas, como maior pa�s cat�lico do mundo, pa�s onde mais cresce o espiritismo e pa�s com enorme crescimento do protestantismo.
Ou melhor, porque voc�s n�o provam o contr�rio, j� que � t�o interessante manter a confus�o? E acho um absurdo comparar ao cristianismo, j� que o ocidente inteiro � praticamente crist�o.
E quer saber,Apostas on-line com b�nustermos de �rvore organizacional, n�o seria absurdo subdividir o mundoApostas on-line com b�nusreligi�es crist�s.
Isso n�o acontece? S� porque a ci�ncia n�o perde tempo com categoriza��es sobre temas que beiram o fanatismo (beiram?!?) e jamais vai ser est�pida como eu fuiApostas on-line com b�nustentar organizar esse tipo de coisa, completamente � merc� das parcialidades.
Se voc�s acham abusiva a minha altera��o, tamb�m acho a posi��o de voc�s absolutamente abusiva, tendenciosa e autorit�ria, principalmente porque s�o administradores h� muito tempo, isso se chama USOCAPI�O, n�o imparcialidade, e � abuso de autoridade porque da mesma forma que voc�s dois votaram contra, eu voto a favor mas isso n�o tem peso estat�stico.
� uma amostragem muito pequena.
Em todo caso, se voc�s conseguirem lembrar dos esquemas do COLEGIAL de grupos, contido e n�o contido, intersec��o e etc, e conseguirem rabiscar isso num papel, v�o perceber que est�o sendo tendenciosos.
Isso tudo N�O � FARINHA DO MESMO SACO como voc�s preferem.
E � verdade, o Cristianismo gerou in�meras vertentes.
S� � �bvio e desnecess�ria a subdivis�o porque no ocidente (voc�s n�o percebem o quanto est�o imersos nisso) � como o peixe que ignora a �gua.
Afinal de contas, qual o problema na defini��o? Ofendeu algu�m? N�o s�o Religi�es de cunho esp�rita? Prove que n�o s�o, e que a minha generaliza��o � incorreta.
E provem tamb�m que o termo n�o veio de duas origens: uma sem�ntica e outra hist�rica.
E que os interesses s�o pol�ticos.
Se provarem isso, dou a m�o a palmat�ria e mudo completamente de opini�o.
Mas voc�s tem que provar que eu estou errado.
Como isso � imposs�vel ou muito improv�vel, como j� prova o pr�prio artigo para os que sabem e tem interesseApostas on-line com b�nusconseguir interpretar, espero que voc�s tenham consci�ncia de que o termo n�o � de ningu�m, nem do Espiritismo de Allan Kardec e nem das outra religi�es que se apropriaram dele por diversas raz�es hist�ricas.
Torix (discuss�o) 22h13min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)
As religi�es esp�ritas n�o est�o misturadas, est�o contidas no artigo espiritismo e separadas por t�picos, n�nguem disse que s�o todas iguais, essa � a estrutura normal da wikipedia; se quiser, voc� pode organizar melhor o artigo.
Desde o come�o voc� est� impondo isso como se fosse a verdade absoluta, aqui existem regras, se n�o conseguir chegar a um consenso com outras pessoas de uma forma amistosa o artigo ser� movido de volta.
Loucos s�o todos os outros, s� voc� est� certo.
--Jack Bauer00 msg 00h01min de 29 de Novembro de 2008 (UTC) Note-se tamb�m que � comum na wikipedia todas as vertentes serem citadas de forma sucinta no artigo principal e serem desenvolvidasApostas on-line com b�nusartigo pr�prio.
--Jack Bauer00 msg 00h22min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
Convidei todos os participantes deste forum para votar nesse caso.
Espero que seja uma amostragem decente dessa forma, e espero que haja um n�mero significativo de votos antes de uma reves�o ou confirma��o.
Do jeito que est�, podemos "provar" como ficaria a proposta (ainda incompleta).
A favor, mantem-se o termo como "Religi�es Espiritas" e contra voltamos ao "Espiritismo".
-o coment�rio precedente n�o foi assinado por Torix (discuss�o � contrib.)
Prezados amigos e amigas esp�ritas de todas as vertentes,
Sou aquilo que o vulgo chama de esp�rita kardecista mas me auto-denomino simplesmente esp�rita.
Ora, se o vulgo decidiu chamar de esp�rita os adeptos n�o s� da Doutrina Esp�rita mas, tamb�m, da Umbanda, do Candombl�, do Batuque, etc.
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, que o vulgo seja respeitado.
Afinal, � assim que o bom senso e a raz�o dizem que deve ser.
A solu��o da Wikip�dia (Espiritismo como um conceito amplo e Doutrina Esp�rita como um conceito restrito) est� boa, a meu ver.
N�o perfeita, � claro, pois a perfei��o � para um Mundo Celeste ao qual ainda n�o pertencemos.
N�o acho boa a id�ia de Religi�es Esp�ritas pois a Doutrina Esp�rita, apesar de ser uma religi�o, tamb�m � ci�ncia e filosofia, o que n�o � o caso de nenhuma das outras religi�es que seriam agrupadas sob este t�tulo, apesar disso n�o ser nenhum dem�rito para elas.
A rigor, a �nica religi�o que tamb�m � ci�ncia e filosofia � a Doutrina Esp�rita e isso a faz �nica.
Ser �nica n�o quer dizer ser melhor mas impede que ela seja elencada junto a outras.
Assim penso, pelo menos.
Renato Costa (discuss�o) 13h45min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)
Caro Renato, concordo com quase tudo o que disse.
S� n�o concordo em: 1- manter o artigo fundido, j� que s�o diversas vertentes, sejam elas religi�es ou n�o, e portanto, deveria ser criada uma p�gina de desambigua��o com t�tulo (vc est� certo) Espiritismo e as outras, movidas para artigos distintos.
Se essa � uma p�gina de abordagem geral, deve ser tratadaApostas on-line com b�nusum artigo nesse teor, n�o como est�, o que leva � impress�o de que s�o todas muito parecidas, o que n�o � verdade.
Al�m disso, sincretismo ocorre nas religi�es, eApostas on-line com b�nuscada uma emApostas on-line com b�nusespecificidade, n�o umas com as outras indo e vindo.
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e n�o vejo porque isso acontecer na abordagem sobre eles.
2 - n�o costumo me guiar pelo vulgo.
Se assim c�modo fosse, eu estaria roubando, aplicando golpes e praticando diversos atos que poderiam me deixar rico, por exemplo.Isso � o vulgo.
Mas parece que algu�m ou alguns preferem a confus�o do termo.
Afinal de contas, que id�ia maravilhosa uma pessoaApostas on-line com b�nusd�vida escrever no google e achar o artigoApostas on-line com b�nusprimeira linha, e se deparar com um artigo curto que engloba todas elas, sem nem mesmo uma mini-desambigua��o.
Assim o sujeito n�o l� o artigo at� o final e taxa tudo como a mesma coisa.
Portanto,vou me retirar completamente desse artigo, n�o vou mais relar o dedo nele pois o osso est� sendo muito disputado..
S� acho um absurdo 10 ou mais acep��es do mesmo termo serem tratadas num mesmo artigo com tanta PREGUI�A (ou interessismo) e n�o ser fracionadoApostas on-line com b�nusoutros artigos decentes, maiores e desambiguados.
O que eu sei � que algu�m rapidamente reverteu, achando-se dono da verdade.
Torix (discuss�o) 17h30min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)
A introdu��o do artigo n�o condiz com a doutrina esp�rita, e como eu sei que seu editar qualquer coisa v�o reverter, eu sugiro que coloquemos no in�cio do artigo a desambigua��o N�o confundir com Doutina Esp�rita que ajudaria a melhos distin��o do Espiritismo e da doutrina esp�rita.Jesiel p�g.
21h16min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)
Basta o vivente ler o �ndice -Apostas on-line com b�nusposi��o clara no texto -, que compreender� m�nimamente o desenvolvimento do texto.
O que talvez possa ser feito para acabar com estas animadas pol�micas � retirar a predef "Doutrina Esp�rita" do in�cio do artigo, que a esta altura das discuss�es mais atrapalha do que ajuda.
Com a palavra, os demais editores, Carlos Luis Cruz (discuss�o) 21h50min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC) Em tempo: enquanto se brinca de "A Raposa e as Uvas", o portal do Espiritismo, abandonado, arru�na-seApostas on-line com b�nusescombros.
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Carlos Luis Cruz (discuss�o) 21h55min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)
Caro amigo, entendo plenamente aApostas on-line com b�nusposi��o, mas infelizmente existem pessoas-de-introdu��o que le�m apenas a introdu��o de um artigo quando este � citadoApostas on-line com b�nusoutro artigo.
Realmente acho muito �til colocar uma desambigua��o, mas.
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E, com toda a certeza, tamb�m acredito que deve-se retirar a predefini��o Doutrina Espirita, j� que o artigo espiritismo trata de outros g�neros esp�ritas tamb�m!! Jesiel p�g.
02h00min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)
Como muitas pessoas procuram pela doutrina esp�rita, pode-se colocar uma minidesambigua��o e concordo com a retirada da predef.
--Jack Bauer00 msg 14h47min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)
Feito: com a palavra, os editores.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 15h55min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)
Ahh, ficou muito bom!!! --Jesiel-t p�g.
05h33min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)
Al�m de outras incorre��es, gostaria de chamar a aten��o para a atribui��o dada � palavra "Espiritismo", neologismo criado pelo Codificador da Doutrina justamente para diferenci�-la do espiritualismoApostas on-line com b�nusgeral.
Uma vez que os desconhecedores acerca do conte�do da Doutrina Esp�rita a confundem com todo o resto, n�o � esse motivo para que conste aqui na Wikipedia que o termo "Espiritismo" se presta a designar toda e qualquer filosofia, religi�o ou pr�tica que cite ou lide com Esp�ritos.
Esta � uma falha brutal e que precisa ser urgentemente corrigida, uma vez que n�o corresponde � verdade dos fatos e nem � atribui��o dada originalmente ao termo pelo seu pr�prio criador.
N�o h� dois ou mais "Espiritismos".
H� um s�, sendo que adeptos de outros movimentos apropriam-se, vez ou outra, do termo "esp�rita" e "espiritismo" para se auto-denominarem.
Umbanda � Umbanda, Santo Daime � Santo Daime, Cadombl� � Cadombl�, e assim por diante, com caracter�sticas pr�prias e distintas das do Espiritismo.
Grato pela aten��o e espero que isso seja logo revisto.
Coment�rio acima n�o assinado pelo usu�rio Artur Azevedo
Realmente concordo com aApostas on-line com b�nusopini�o.
Por�m, os adeptos de outras doutrinas como o Umbanda, etc.
, tamb�m reivindicam o termo espiritismo para suas pr�ticas religiosas.
� s� ver quando algum pastor mais fan�tico critica o espiritismo e seus pais-de-santo ! Isso causa muita discrimina��o aos espiritas kardecistas.
Por falar nisso, alguns esp�ritas tomam o termo KARDECISMO ou ESPIRITISMO KARDECISTA para se auto-denominarem e se diferenciarem dos outros g�neros que tamb�m reivindicam o termo.
Eu acredito que se mudarmos totalmente o artigo para o ESPIRITISMO KARDECISTA possa come�ar a acontecer guerras de edi��es.
O que eu encorajo � que n�s, os kardecistas, editemos o artigo para deixa-lo muito claro acerca das diferen�as de uso do termo.--Jesiel-t p�g.
18h35min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)
Est� escrito, logo no in�cio do artigo:
"Espiritismo � a cren�a segundo a qual a ess�ncia humana � baseada na exist�ncia de um esp�rito eterno, que pode estar entre os vivos ou n�o.
.
.
"
Discordo totalmente do uso da palavra "eterno".
"Eterno" quer dizer "aquilo que n�o tem come�o, nem fim".
E o esp�rito tem um come�o, n�o existe de toda a eternidade, como toda doutrina espiritualista ensina, incluindo o Espiritismo.
J� "imortal" significa que n�o morre nunca, o que tamb�m � cren�a geralApostas on-line com b�nustodos os meios espiritualistas.
Portanto, sugiro a manuten��o do termo "imortal",Apostas on-line com b�nuslugar de "eterno".
Corpo "mortal" x esp�rito "imortal" - os argumentos s�o coerentes.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 19h38min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC) Os links sobre cr�ticas �s id�ias ramatisianas foram transferidos para o verbete pr�prio.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 19h44min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)
Texto copiado de Wikipedia:Contato/Linha_direta
EM ENTRANDO EM SUA PAGINA SOBRE RELIGI�ES, NO ITEM ESPIRITISMO, N�O VI NENHUMA MENS�O SOBRE O DIVINISMO, QUE � O SEGMENTO DO ESPIRITISMO ESSENCIAL, E QUE SE VSAS.
DSEJAR EXISTEM DOIS SITES COM TODAS INFORMA��ES : WWW.UNIAODIVINISTA.ORG E WWW.DIVINISMO.NET
GRATO PELA ATEN��O Arnaldo luiz martins tel 011-29754297 email arnaldoluizestadao.com.br
Fim do texto copiado
Este artigo infelizmente n�o corresponde com o trabalho de Kardec.
Est� claro na introdu��o do O Livro dos Esp�ritos a diferencia��o entre Espiritismo e Espiritualismo.
Nesta introdu��o tamb�m fica claro a especificidade do termo Espiritismo para o conte�do deste livro.
Portanto falar que existe Espiritismo Kardecista ou Kardecismo, Espiritismo Umbandista ou coisas parecidas, � distorcer os valores das palavras justamente criadas para definir id�ias particulares e gerais.
Perdoem-me os adeptos de outras cren�as espiritualistas, mas n�o � dado o direito de se distorcer o significado de termos j� estabelecidos.
O problema est� na falta de vontade de se informarem melhor.
Os adeptos da Umbanda, por exemplo, s�o chamados umbandistas somente.
N�o existe Espiritismo Divinista, mas Divinismo.
Aconselho a reformula��o total do artigo, pois n�o est� de acordo com o conhecimento das palavras e nem das doutrinas.
Como sempre, o problema est� nos homens, neste caso, nos adeptos de certas doutrinas onde o estudo n�o � estimulado, mas apenas a pr�tica e exterioridades.
Lament�vel.
Como sou novo aqui, n�o sei se tem como marcar o artigo de forma a mostrar que est� incorreto para todos os visitantes ou pelo menos dar um voto ou nota a favor ou contra.
Rogerio Guandalini (discuss�o) 23h44min de 28 de abril de 2009 (UTC)
Caro amigo, lament�vel que voc� n�o tenha lido est� discuss�o antes de se pronunciar.
Recomendo que leia as discuss�es anteriores antes de se pronunciar.
Vou apenas copiar o qu� escrevi acima e colar aqui abaixo.
V�rios usu�rios j� fizeram coment�rios como os teus.Leia abaixo.
Realmente concordo com aApostas on-line com b�nusopini�o.
Por�m, os adeptos de outras doutrinas como o Umbanda, etc.
, tamb�m reivindicam o termo espiritismo para suas pr�ticas religiosas.
� s� ver quando algum pastor mais fan�tico critica o espiritismo e seus pais-de-santo! Isso causa muita discrimina��o aos espiritas kardecistas.
Por falar nisso, alguns esp�ritas tomam o termo KARDECISMO ou ESPIRITISMO KARDECISTA para se auto-denominarem e se diferenciarem dos outros g�neros que tamb�m reivindicam o termo.
Eu acredito que se mudarmos totalmente o artigo para o ESPIRITISMO KARDECISTA possa come�ar a acontecer guerras de edi��es.
O que eu encorajo � que n�s, os kardecistas, editemos o artigo para deixa-lo muito claro acerca das diferen�as de uso do termo.
--Jesiel-t msg 01h47min de 29 de abril de 2009 (UTC) Amigo, li e discordo.
N�o h� motivo cab�vel para se inventar termos novos para apenas se diferenciar doutrinas que j� est�o diferenciadas desde o lan�amento do O Livro dos Esp�ritos.
� lament�vel ver esp�ritas defendendo uma coisa dessas quando est� claramente explicado por Kardec as diferen�as.
O artigo n�o condiz com o que realmente � Espiritismo e deveria ser refeito por completo.
Mas pelo visto, h� interesses diversosApostas on-line com b�nusjogo.
Fruto de ignor�ncia sobre o assunto ou m� f�.
Prefiro crer na primeira op��o.
Se houvesse como declarar que este artigo � ruim, certamente teria esse meu voto.
Espiritismo � o conhecimento contido no O Livro dos Esp�ritos e seus desdobramentos nas outras 4 obras de Kardec.
SE eu fosse editar este artigo, iria desagradar os espiritualistas que cismamApostas on-line com b�nusutilizar o termo de forma equivocada (para n�o dizer outra coisa).
Perdoe-me por falar nesse tom, por�m n�o d� para aceitar esse tipo de equ�voco por parte de esp�ritas que realmente conhecem o Espiritismo.
Rogerio Guandalini (discuss�o) 02h10min de 29 de abril de 2009 (UTC)
Caro amigo, lament�vel que voc� n�o tenha lido est� discuss�o antes de se pronunciar.
Recomendo que leia as discuss�es anteriores antes de se pronunciar.
Vou apenas copiar o qu� escrevi acima e colar aqui abaixo.
V�rios usu�rios j� fizeram coment�rios como os teus.Leia abaixo.
N�o escreva de forma t�o agressiva, por favor.
Amigo, vejo que voc� � muito apegado aos termos.
N�o podemos simplesmente APAGAR o artigo e colocar SOMENTE o espiritismo como codificado por Kardec porque isso gera 'guerras de edi��es'.
Isto �, ao fazer isso os adeptos de outras religi�es que a chamam de ESPIRITISMO v�o editar o artigo de acordo comApostas on-line com b�nusreligi�o, o qu� n�o est� errado pois no Brasil o termo tem VARIANTES.
Os esp�ritas KARDECISTAS, n�o podem se fazer donos desse termo.
Ou pelo menos n�o na wikip�dia que tenta sempre ter todas as vis�es de um assunto.
Exite, atualmente, um artigo que trata somente do espiritismo tal como codificado por kardec, este � Doutrina Esp�rita.
N�o fique t�o indignado, isto � quest�o de termos, kardec indicava muito mais a caridade do que a aguarramento a termos.
Por�m, se tens alguma SOLU��O para que o artigo espiritismo trate apenas do espiritismo kardecista e n�o ofenda aos adeptos de outras religi�es e que tamb�m se denominam esp�ritas, exponha-as.
--Jesiel-t msg 02h16min de 29 de abril de 2009 (UTC) N�o existem variantes.
Existe desconhecimento.Fato.
Enquanto houver esse tipo de tratamento do conhecimento, continuar� existindo a ambigua��o.
Como pode uma obra ESTABELECER A DIFEREN�A e mesmo assim inventarmos termos para diferenciar o que j� foi diferenciado? Quanto ao artigo Doutrina Esp�rita, apesar de estar bem completo sobre o Espiritismo, n�o deveria estar com esse t�tulo j� que o termo principal designado por Kardec foi o Espiritismo.
Cabe aos espiritualistas aprenderem que existe o termo Espiritualismo e tamb�m utilizarem os pr�prios termos que definem suas doutrinas e seu adeptos, como o amigo Artur Azevedo j� esclareceu nesta discuss�o.
Essa guerra de edi��es � uma demonstra��o do tamanho do orgulho e ignor�ncia de muitos que ao inv�s de se esclarecerem querem impor suas vontades sobre algo que foi estabelecido h� mais de 150 anos atr�s.LA-MEN-T�-VEL.
N�o estou sendo agressivo, estou sendo realista.
O termo Espiritismo est� sendo apropriado indevidamente por pessoas de outras doutrinas e tenho o direito de expressar minha opini�o sobre isso.
Rogerio Guandalini (discuss�o) 02h26min de 29 de abril de 2009 (UTC) Ok.
Essa discuss�o � mesmo antigo.E at� que concordo.
Por�m, para se fazer a mudan�a tem que arrumar fontes fi�veis que comprovem que o termo Espiritismo n�o � corretamente usado para o Umbanda, etc.
O Livro dos Esp�ritos � apenas uma fonte que comprova que o termo � usado para o Espiritismo Kardecista, diremos assim.
Isto sim � dif�cil de se achar.
--Jesiel-t msg 02h37min de 29 de abril de 2009 (UTC)
N�o escreva de forma t�o agressiva, por favor.
Amigo, vejo que voc� � muito apegado aos termos.
N�o podemos simplesmente APAGAR o artigo e colocar SOMENTE o espiritismo como codificado por Kardec porque isso gera 'guerras de edi��es'.
Isto �, ao fazer isso os adeptos de outras religi�es que a chamam de ESPIRITISMO v�o editar o artigo de acordo comApostas on-line com b�nusreligi�o, o qu� n�o est� errado pois no Brasil o termo tem VARIANTES.
Os esp�ritas KARDECISTAS, n�o podem se fazer donos desse termo.
Ou pelo menos n�o na wikip�dia que tenta sempre ter todas as vis�es de um assunto.
Exite, atualmente, um artigo que trata somente do espiritismo tal como codificado por kardec, este � Doutrina Esp�rita.
N�o fique t�o indignado, isto � quest�o de termos, kardec indicava muito mais a caridade do que a aguarramento a termos.
Por�m, se tens alguma SOLU��O para que o artigo espiritismo trate apenas do espiritismo kardecista e n�o ofenda aos adeptos de outras religi�es e que tamb�m se denominam esp�ritas, exponha-as.
--Jesiel-t 02h16min de 29 de abril de 2009 (UTC) Antes do Espiritismo chegar no Brasil, n�o se utilizava a palavra Espiritismo e nem a esp�rita.
A� � uma quest�o de se pesquisar historicamente as religi�es no Brasil antes do Espiritismo.
A mesma coisa posso falar para a exist�ncia da palavra Espiritismo antes de Kardec.
Pesquisem os pa�ses europeus e orientais antes de Kardec para verem se existia o termo.
Afirmar que o O Livros dos Esp�ritos n�o � fonte confi�vel � estranho, pois esses que afirmam isso devem provar de qual fonte pegaram tal termo que n�o seja atrav�s de Kardec.
Vamos ent�o pegar dicion�rios antes do Espiritismo chegar no Brasil para vermos se h� consta emApostas on-line com b�nuslista de palavras.
Portanto essa id�ia de se inverter o �nus da prova n�o cola.
Provem de qual fonte retiraram o termo Espiritismo que n�o tenha sido de Kardec.
Rogerio Guandalini (discuss�o) 02h45min de 29 de abril de 2009 (UTC)
N�o entendo muito do assunto, por isso a d�vida: esse artigo � sobre o espiritismo do Kardec ou qualquer religi�o que acrediteApostas on-line com b�nusreencarna��o e esp�ritos? LiaC Msg 02h08min de 21 de maio de 2009 (UTC)
� a segunda op��o, tem uma desambigua��o no come�o.
--Jack Bauer00 msg 02h10min de 21 de maio de 2009 (UTC)
Ent�o � preciso retirar aquela coisa de cient�fica no primeiro par�grafo, pois a �nica que se pretende cient�fica � a do Kardec mesmo.
LiaC Msg 02h14min de 21 de maio de 2009 (UTC)
Espiritismo n�o � Espiritualismo.
Espiritismo � a doutrina esp�rita somente.
A desambigua��o que est� neste artigo est� incorreta.
A introdu��o do O Livro dos Esp�ritos faz a desambigua��o entre Espiritismo e Espiritualismo.
� errado utilizar de forma generalizada a palavra Espiritismo para classificar doutrinas diferentes.
O autor deste artigo deveria ter pesquisado seriamente sobre a origem da palavra na l�ngua portuguesa do Brasil para saber se ela j� existia antes do aporte da doutrina esp�rita no Brasil e antes da cria��o da palavra por Kardec.
Se n�o fizer isto, o erro permanecer�.
Se j� existe a palavra espiritualista para designar as diferentes doutrinas que cr�em na exist�ncia de algo al�m da mat�ria, ent�o n�o h� motivo de se utilizar a palavra espec�fica Espiritismo para se definir essas doutrinas.
--Rogerio Guandalini (discuss�o) 02h38min de 21 de maio de 2009 (UTC)Faz sentido.
Vou pesquisar para ter uma opini�o sobre o assunto.
LiaC Msg 02h48min de 21 de maio de 2009 (UTC)
J� tentei entender de religi�o, mas definitivamente n�o � a minha praia.
Op��es: a) O artigo est� errado, o conte�do deve ser fundido com espiritualismo e o t�tulo deve ser redirect para Doutrina Esp�rita b) Qualquer religi�o que acreditaApostas on-line com b�nusespirito pode ser considerada esp�rita, que � o mesmo que espiritualismo.
Neste caso deve ser feita a fus�o com espiritualismo.c) NRA
LiaC Msg 03h11min de 21 de maio de 2009 (UTC)
Humm, acho que a op��o "a" � a melhor Flavia (ou Lia rs), ali�s esse artigo sempre foi uma inc�gnita pra mim.
Heitor pois n�o? 03h20min de 21 de maio de 2009 (UTC) Para mim tamb�m � um mist�rio.
Eu tamb�m acho que � a "a".
LiaC Msg 03h24min de 21 de maio de 2009 (UTC)
Sei que a wikipedia tem a regra de se basearApostas on-line com b�nusinforma��es verific�veis e que meu argumento certamente n�o servir� de base para publicar conte�do.
Mas para contribuir com a discuss�o estou lembrando de um fato que pode ajudar a pesquisa de cada um.
Bom, minha m�e (que j� tem mais de 60) me conta que quando ela era jovem n�o ouvia falar no termo "espiritismo".
As religi�es afro-brasileiras se designavam pelo pr�prio nome (umbanda, candombl�, etc ).
O termo espiritismo s� passou a ser mais conhecido e empregado depois que os livros de Chico Xavier foram tomando popularidade.
Mesmo os livros mais b�sicos como "O Livro dos Espiritos" (Kardec) eram pouco conhecidos enquanto que outros como "Nosso Lar" (Chico) tinham muito mais leitores.
HojeApostas on-line com b�nusdia o que eu vejo � que normalmente os centros de umbanda e candombl� continuam se designando como tal (uma grande parte pelo menos) e que muitas pessoas que se prestam � fazer certos "trabalhos" (em troca de dinheiro) usam o termo "esp�rita" ou "espiritismo" mais como forma de propaganda, por ser um termo conhecido atualmente, do que por ader�ncia a qualquer uma dessas religi�es.
E � claro, pessoas leigas que est�o tamb�m fora do contexto dessas religi�es acabam confundindo uma coisa com a outra.
Estudando de perto as religi�es pode-se dissipar isso tudo.
--Echiesse (discuss�o) 05h04min de 22 de maio de 2009 (UTC) Lembrando ainda que a pr�pria pessoa do Chico Xavier foi uma imensa propaganda para o espiritismo (pela mediunidade e pelo trabalho de caridade) e tamb�m ajudou a popularizar o termo j� que n�o foram poucas as reportagens feitas com ele.
--Echiesse (discuss�o) 05h09min de 22 de maio de 2009 (UTC)�timo.
O melhor seria ent�o trazer o conte�do de doutrina esp�rita pra c� e explicar isso no artigo, que algumas religi�es se denominaram esp�rita depois da populariza��o do espiritismo.
Mas sem fontes vai dar muita briga.
O que falta para esse artigo � algu�m ter a luz, a sorte de conseguir algum artigo verific�vel que trata disso.
Algu�m deve ter estudado isso! O melhor � come�ar olhando as enciclop�dias comuns, talvez nessas j� fale algo.
-- Jesiel ?? 11h12min de 22 de maio de 2009 (UTC)
Ol� a todos! A cria��o do artigo Doutrina Esp�rita nasceu da necessidade de termos um artigo s�rio sobre espiritismo, visto que o artigo Espiritismo estava, nos primeiros anos da wikip�dia, sofrendo de vandalismos constantes e brigas de diferentes "linhagens esp�ritas".
Estava tudo bem explicado nestes artigos sobre como os outros grupos se apropriaram do termo espiritismo, especialmente na �poca da ditadura brasileira.
Contudo, a alguns meses atr�s - n�o sei se os administradores continuam assim - se voc� apagava um conte�do inverific�vel, que infringia inclusive as normas da wikip�dia, voc� terminava sendo acusado de vandalismo, correndo o risco de ir para o pared�o.
Foi este medo institu�do pelos administradores que fez com que os artigos se deteriorassem, quem vai querer meter a m�o para arrumar aquilo ali se logo v�o reverter, sob a acusa��o de vandalismo?
� uma pena, estarei torcendo para que consigam arrumar estes artigos, mais uma vez.Abra�o fraterno.
Bruno SL (discuss�o) 17h28min de 23 de junho de 2009 (UTC)
Quando Kardec CRIOU o novo termo "Espiritismo", deixou expl�cito o motivo, conforme consta no "O Livro dos Esp�ritos- Introdu��o ao Estudo da Doutrina Esp�rita", junto com o termo espiritismo, cunhou tamb�m os termos esp�rita, espiritista, para designar os seguidores do espiritismo ou doutrina esp�rita, que s�o, afinal, a mesma coisa.
Mesmo deixando claro o motivo do novo termo, infelizmente insistemApostas on-line com b�nusconfundir, generalizando-o e confundindo com outras cren�as ou entendimentos duvidosos.
A descaracteriza��o do termo, fruto do desconhecimento da origem da palavra, n�o pode merecer maior aten��o do que a inten��o original, se assim for, sair� vitoriosa a ignor�ncia, substituindo a verdade.
Observar que o uso da palavra para outros significados se deuApostas on-line com b�nusdecorr�ncia do desconhecimento da origem da palavra e confundir, na superficialidade do fen�meno, o espiritismo com outras correntes espiritualistas onde o fen�meno medi�nico se encontra presente.
Entretanto, � importante deixar claro que o espiritismo n�o se caracteriza pelo fen�meno, mas por um conjunto de princ�pios que foram delineados desde o seu surgimentoApostas on-line com b�nus1857, na Fran�a, a partir dos estudos empreendidos pelo professor Hippolyte Leon Denizard Rivail (Allan Kardec) e consolidados nas obras b�sicas da codifica��o, n�o bastando apenas crer no fen�meno ou crer na reencarna��o para se denominar esp�rita, ou seguidor do Espiritismo.
Observo ainda que a wikip�diaApostas on-line com b�nusespanhol e ingl�s foram mais fidedignas ao termo espiritismo do que a wikip�diaApostas on-line com b�nusportugu�s.
Generalizar � desmerecer o esfor�o inicial e dar cr�dito � ignor�ncia ou intencionalidade (seja ela qual for) para descaracterizar a origem do termo.
--Albertovca (discuss�o) 13h07min de 27 de junho de 2009 (UTC) Alberto, este artigo precisa ser fundido com doutrina esp�rita.
As partes que falam sobre espiritualismo, devem ser movidas para este artigo.
Assim acabamos com o problema.
VOc� faria isso? LiaC Msg 13h11min de 27 de junho de 2009 (UTC)
A quest�o n�o � a "pureza" do termo - nem a argumenta��o urdida na tentativa de seu monop�lio pelo kardecismo - e sim a populariza��o do mesmo, nomeadamente no Brasil: para isso os verbetes foram desmembrados, do mesmo modo que a doutrina, outrora monol�tica, vem conhecendo dissid�ncias.
Penso que o "problema" n�o � do verbete, mas da cultura, que, como a l�ngua, est�Apostas on-line com b�nuspermanente evolu��o.
Este verbete est� apenas a refletir consensualmente esse estado de coisas.
Boas edi��es, Carlos Luis Cruz (discuss�o) 13h43min de 27 de junho de 2009 (UTC)
Para mais informa��o sobre o que j� foi discutido ver Discuss�o:Espiritismo/Arquivo/1 Jurema Oliveira (discuss�o) 14h18min de 27 de junho de 2009 (UTC) A coloca��o anterior exp�e alguns pontos que devem ser revistos, primeiro, ao referir-se � "pureza" e "monop�lio pelo kardecismo", de modo pejorativo estas abordagens j� demonstram uma inten��o de desqualificar o pensamento esp�rita, ali�s, ao se dizer "pensamento esp�rita", ou "esp�rita", n�o se desvincula do espiritismo emApostas on-line com b�nusorigem: Fran�a.
Existe tamb�m uma inverdade ao colocar que "a doutrina outrora monol�tica, vem conhecendo dissid�ncias", porque umbanda, candombl�, divinismo, racionalismo crist�o, etc.
, n�o s�o dissid�ncias, n�o nasceramApostas on-line com b�nusdecorr�ncia de uma cis�o.
S�o organiza��es n�o esp�ritas que tem origem hist�rica distintas.
Infelizmente o que ocorre � que, ao conceituar o termo espiritismo, coloca-o como "conjunto de cren�as.
.
.
" desmerecendo o esfor�o sincero que motivou a cria��o de uma nova palavra, j� definida por aquele que criou a palavra, resultando assimApostas on-line com b�nusuma adultera��o do entendimento da palavra espiritismo.
Este conceito distorcido � que gera a id�ia err�nea de "v�rios espiritismos".
Devemos entender o Espiritismo, conforme consta no livro "O que � o Epiritismo", como sendo "ao mesmo tempo uma ci�ncia de observa��o e uma doutrina filos�fica.
Como ci�ncia pr�tica, ele consiste nas rela��es que se podem estabelecer com os Esp�ritos; como filosofia, ele compreende todas as conseq��ncias morais que decorrem dessas rela��es.
" Resumindo, pode ser definido, conforme acep��o original da palavra (que deveria ser mantida): "O Espiritismo � uma ci�ncia que trata da natureza, da origem e da destina��o dos Esp�ritos, e das suas rela��es com o mundo corporal", o que n�o pode estar disassociado do seu nascimento na FRAN�A.
Assim, as wikiApostas on-line com b�nusespanhol e ingl�s, conseguem expressar melhor o entendimento do termo espiritismo.
Infelizmente, preferiu um conceito outro, denominado de "gen�rico", n�o correspondente � origem.
--Alberto Santos (discuss�o) 21h49min de 10 de julho de 2009 (UTC)
P�gina da Federa��o Esp�rita Perguntas mais frequentes
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Esp�rita segundo o conceito do Espiritismo:
Esp�rita [do franc�s espirite] � Neologismo criado por Allan Kardec,Apostas on-line com b�nus"O Livro dos Esp�ritos", para significar: a) o que tem rela��o com o Espiritismo; adepto do Espiritismo; b) aquele que pode ser reconhecido "pelaApostas on-line com b�nustransforma��o moral e pelos esfor�os que emprega para domar suas m�s inclina��es".
O codificador da Doutrina Esp�rita classifica:
I - Esp�rita crist�o: aquele que n�o se contentaApostas on-line com b�nusadmirar a moral esp�rita, praticando-a e aceitando todas as conseq��ncias; II - Esp�rita exaltado: aquele que tudo aceita sem reflex�o ou exame, sendo mais nocivo que �til � Doutrina; III - Esp�rita experimentador: aquele que se interessa apenas pelas manifesta��es, pelos fen�menos, desconhecendo o aspecto moral da Doutrina; IV - Esp�rita imperfeito: aquele que, compreendendo a parte filos�fica, admira a moral da� decorrente, mas n�o a pratica; V - Esp�rita sem o saber: aquele que, sem nunca ter ouvido falar da Doutrina, possui inato sentimento dos seus princ�pios, o que refletemApostas on-line com b�nusseus escritos eApostas on-line com b�nusseus discursos.Ver: Espiritista.
Escala esp�rita - A codifica��o esp�rita revela que os Esp�ritos n�o s�o iguaisApostas on-line com b�nussaber,Apostas on-line com b�nusmoralidade eApostas on-line com b�nusvirtudes, podendo ser classificados segundo o grau evolutivo alcan�ado.
Assim, podem ser catalogados na seguinte escala: a) Esp�ritos puros - 1a classe; b) Esp�ritos bons: 2a classe - superiores, 3a classe - intelecto-morais, 4a classe - s�bios, 5a classe - benfazejos; c) Esp�ritos imperfeitos - 6a classe - neutros, 7a classe - falsos-s�bios, 8a classe - levianos, 9a classe - impuros, 10a classe - perturbadores.
Espiriteiro [do franc�s espirit(e) + -eiro] - Neologismo criado pelo escritor Richard Simonetti, para designar a pessoa que freq�enta centro esp�rita desligada das finalidades do Espiritismo.
Espiritismo [do franc�s Espiritisme] - 1.
Neologismo tamb�m criado por Allan Kardec, por indica��o dos Esp�ritos, para diferencia��o com o termo "espiritualismo", mais gen�rico e que indica o oposto do materialismo.2.
Doutrina filos�fica, cient�fica e de conseq��ncias morais, fundada sobre a cren�a na exist�ncia dos Esp�ritos, tratando da imortalidade da alma, da natureza dos Esp�ritos e suas rela��es com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do futuro da Humanidade, segundo o ensinamento dado pelos Esp�ritos Superiores com a ajuda de diversos m�diuns.
Espiritista [do franc�s espiritiste] - Aquele que adota a Doutrina do Esp�ritos.
O termo esp�rita, no entanto, por ser mais gen�rico, � o que se consagrouApostas on-line com b�nusl�ngua portuguesa.
Espiritizar [do franc�s espiriti(sme) + -z + -ar] - Ato ou efeito de tornar uma pessoa esp�rita, com a aplica��o dos princ�pios doutrin�rios naApostas on-line com b�nusexist�ncia.
Esp�rito [do latim spiritu] � 1.
No sentido especial da Doutrina Esp�rita, os Esp�ritos s�o os seres inteligentes da cria��o, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invis�vel.
N�o s�o seres oriundos de uma cria��o especial, por�m, as almas dos que viveram na Terra, ouApostas on-line com b�nusoutros mundos habitados, e que deixaram o inv�lucro corporal.2.
Princ�pio inteligente do Universo.3.
Raz�o; ju�zo; intelig�ncia.
Esp�rito batedor - S�o os Esp�ritos que revelamApostas on-line com b�nuspresen�a por meio de pancadas e de ru�dos de diversas naturezas.
Esp�rito de Verdade - Denomina��o adotada pelo Esp�rito superior referenciado por Jesus (Jo�o, 14:15 a 17 e 26) e que coordenou a falange encarregada da revela��o da Doutrina dos Esp�ritos sistematizada por Allan Kardec.
Esp�rito elementar - 1.
No Ocultismo e na Teosofia, elementares s�o os Esp�ritos dos quatro elementos da Natureza.2.
Para o Espiritismo, � o Esp�rito consideradoApostas on-line com b�nussi mesmo e feita abstra��o de seu perisp�rito ou inv�lucro semimaterial.
Espirit�lico [esp�rit(a) + (ca)t�lico] � Neologismo criado no movimento esp�rita brasileiro, designando o freq�entador de centro esp�rita que ainda se mostra vinculado a dogmas e exterioriza��es do Catolicismo.
Espiritual [do latim spirituale] - Relativo ao Esp�rito ou ao mundo espiritual.
Espiritualismo [do latim spirituale + -ismo] - 1.
Diz-se no sentido oposto ao do materialismo.2.
Doutrina que defende a ess�ncia espiritual e a imortalidade da alma, bem como a exist�ncia de Deus.3.
Por seus fundamentos, o espiritualismo constitui a base de todas as religi�es.
Espiritualista [do latim spirituale + -ista] - O que tem rela��o com o espiritualismo; partid�rio do espiritualismo.
Quem creia que o homem e o mundo n�o � s� mat�ria, � espiritualista, o que n�o implicaApostas on-line com b�nuscren�a nas manifesta��es dos Esp�ritos.
Todo esp�rita � necessariamente espiritualista; mas � poss�vel ser espiritualista sem ser esp�rita.
Jurema Oliveira (discuss�o) 15h35min de 27 de junho de 2009 (UTC)
Mais algumas palavras que tem a ver com o espiritismo, catolicismo, e outras religi�es.
Exorcismo [do grego exorkism�s,pelo latim exorcismu] - Ora��o ou cerim�nia religiosa para esconjurar o dem�nio ou Esp�ritos maus.
Pr�tica in�cua, conforme o Espiritismo, porque n�o resolve a problem�tica obsessiva unicamente com o afugentamento dos Esp�ritos obsessores vinculados.Ver: desobsess�o.
Expia��o [do latim expiatione] � 1.
A��o ou efeito de expiar.
Castigo ou sofrimento imposto, como compensa��o para uma m� a��o praticada; penit�ncia; corre��o.2.
Segundo a Doutrina Esp�rita, � a purga��o purificadora do mal que infeccionou o Esp�rito.
At� que os �ltimos vest�gios da falta desapare�am, a expia��o consiste nos sofrimentos f�sicos e morais que lhe s�o conseq�entes, seja na vida atual, seja na vida espiritual ap�s a morte, ou aindaApostas on-line com b�nusnova exist�ncia corporal.
Ela serve sempre de prova, mas nem sempre a prova � uma expia��o.
Provas e expia��es, entretanto, s�o sempre sinais de relativa inferioridade do Esp�rito.Ver: Prova.
Expiar [do latim expiare] � 1.
Remir culpas, faltas ou crimes, mediante penit�ncias ou cumprindo pena; sofrer as conseq��ncias de; pagar.2.
Purificar, preservando lugar santo, templo de profana��o.
Exprobrar [do latim exprobrare] � 1.
Censurar; repreender.2.
Lan�arApostas on-line com b�nusrosto; acusar.
�xtase [do grego ekstasis, pelo latim extasis] � Estado da emancipa��o da alma durante a vida corporal, de que resulta a suspens�o moment�nea das faculdades perceptivas e sensitivas dos �rg�os.
Nesta situa��o, a alma n�o se prende mais ao corpo, a n�o ser por la�os fracos, que ela procura partir; pertence mais ao mundo dos Esp�ritos que ela antev�, do que ao mundo material.
O �xtase �, algumas vezes, provocado pela a��o magn�tica e, neste caso, � um grau superior de sonambulismo.
Jurema Oliveira (discuss�o) 15h51min de 27 de junho de 2009 (UTC)
Segundo o O codificador da Doutrina Esp�rita: I - Esp�rita crist�o: aquele que n�o se contentaApostas on-line com b�nusadmirar a moral esp�rita, praticando-a e aceitando todas as conseq��ncias; II - Esp�rita exaltado: aquele que tudo aceita sem reflex�o ou exame, sendo mais nocivo que �til � Doutrina; III - Esp�rita experimentador: aquele que se interessa apenas pelas manifesta��es, pelos fen�menos, desconhecendo o aspecto moral da Doutrina;
Se analizarmos o codificador da Doutrina Esp�rita, vamos verificar que nos tr�s primeiros itens podem ser encaixados os umbandistas, mesa branca, batuque, porque s�o crist�o e daApostas on-line com b�nusmaneira admiram a moral esp�rita e doutrinam esp�ritos e aceitam as consequ�ncias disso.
Na II existem uma grande parte que se enquadram infelizmente.
E a maioria se enquadram tamb�m na III ent�o eles podem se considerar esp�ritas segundo Allan Kardec sim.
Jurema Oliveira (discuss�o) 16h13min de 27 de junho de 2009 (UTC) E se formos analisar a
IV - Esp�rita imperfeito: aquele que, compreendendo a parte filos�fica, admira a moral da� decorrente, mas n�o a pratica; V - Esp�rita sem o saber: aquele que, sem nunca ter ouvido falar da Doutrina, possui inato sentimento dos seus princ�pios, o que refletemApostas on-line com b�nusseus escritos eApostas on-line com b�nusseus discursos.Ver: Espiritista.
vamos ver que l�, tamb�m eles se encaixam, porque muitos conhecem a parte filos�fica sim, a Umbanda, Mesa Branca e Batuque tamb�m � frequentada por doutores cult�ssimos que estudam n�o s� a doutrina esp�rita como a umbandista tamb�m e t�em o livre arb�trio de n�o a praticarem.
E tem os sem saber, sem nunca ter ouvido falar da Doutrina, possui inato sentimento dos seus princ�pios, o que refletemApostas on-line com b�nusseus escritos eApostas on-line com b�nusseus discursos, e muitos nem se quer sabem ler mas tem o sentimento esp�rita dentro de si.
Jurema Oliveira (discuss�o) 16h36min de 27 de junho de 2009 (UTC)
Jurema, a Umbanda, Batuque, etc, n�o se encaixam porque todos os termos espirita crist�o, esp�rita exaltado, etc.
segundo o codificador est�o relacionados � Doutrina esp�rita e seus seguidores e n�o se aplica a outras religi�es.
Espiritualista [do latim spirituale + -ista] - O que tem rela��o com o espiritualismo; partid�rio do espiritualismo.
Quem creia que o homem e o mundo n�o � s� mat�ria, � espiritualista, o que n�o implicaApostas on-line com b�nuscren�a nas manifesta��es dos Esp�ritos.
Todo esp�rita � necessariamente espiritualista; mas � poss�vel ser espiritualista sem ser esp�rita.
e
Espiritismo [do franc�s Espiritisme] - 1.
Neologismo tamb�m criado por Allan Kardec, por indica��o dos Esp�ritos, para diferencia��o com o termo "espiritualismo", mais gen�rico e que indica o oposto do materialismo.2.
Doutrina filos�fica, cient�fica e de conseq��ncias morais, fundada sobre a cren�a na exist�ncia dos Esp�ritos, tratando da imortalidade da alma, da natureza dos Esp�ritos e suas rela��es com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do futuro da Humanidade, segundo o ensinamento dado pelos Esp�ritos Superiores com a ajuda de diversos m�diuns.
Segundo estas defini��es que voc� deixou, Jurema, o Alberto est� certo ao reclamar do artigo.
Deveria ser feita a fus�o do conte�do para Doutrina Esp�rita.
� isso? LiaC Msg 17h50min de 28 de junho de 2009 (UTC)
O verbete � tema de pol�mica pela pr�pria natureza, vide os hist�ricos de discuss�o acima referidos.
Al�m disso prop�e-se uma projetada fus�o, mas pergunto: qual fus�o? A da vis�o kardecista? E dentro dela, de qual kardecismo? Ou tamb�m vamos ignorar/omitir as pol�micas dentro mo movimento? Segue-se discutindo a apropria��o de um termoApostas on-line com b�nustermos eruditos e n�oApostas on-line com b�nustermos populares, nomeadamente no caldeir�o de culturas e cren�as que � o Brasil.
Como achega, refira-se que a obra "Hist�ria do Espiritismo" (em l�ngua portuguesa), de Conan Doyle, sequer refere o kardecismo.
Boas edi��es, Carlos Luis Cruz (discuss�o) 18h27min de 28 de junho de 2009 (UTC)
� verdade, Carlos, eu verifiqueiApostas on-line com b�nusinforma��o e voc� est� certo.
Tamb�m li no pref�cio deste livro que h� os esp�ritas que cr�emApostas on-line com b�nusreencarna��o e aqueles que n�o cr�em.
Voc� teria como colar a informa��o sobre Doyle no artigo? LiaC Msg 20h26min de 28 de junho de 2009 (UTC)
No artigo Espiritualidade podemos ver a abrang�ncia do tema religi�o e espiritualidade ou espiritualismo, temos o Portal:Religi�o mas n�o temos um Projeto:Religi�o ou um de cada ou de ambos no mesmo projeto.
Acho que fazer a fus�o entre espiritismo e doutrina esp�rita iria dar muita confus�o, uma vez que o artigo da doutrina � muito grande e independente e j� tem link na p�gina espiritismo.
Na verdade acho que precisamos mesmo � de um projeto para estruturar todos esses t�tulos.
Que acham? Jurema Oliveira (discuss�o) 05h24min de 29 de junho de 2009 (UTC) Sim, o termo espiritismo � muito pol�mico, t�o pol�mico ao ponto que alguns membros considerarem dois tipos de espiritismo: O Alto espiritismo que seria composto pelos seguidores da doutrina esp�rita e o Baixo espiritismo que seria composto pelas outras religi�es que se denominam esp�ritas.
Se alguns dos pr�prios seguidores fazem essa distin��o � porque consideram que quem incorpora esp�ritos � esp�rita.
Jurema Oliveira (discuss�o) 05h34min de 29 de junho de 2009 (UTC) Essa distin��o n�o fica s� entre participantes, segundo alguns dos seguidores o Alto espiritismo seria a elite dos esp�ritos, os iluminados, doutores, os mais evolu�dos, e o Baixo espiritismo teria os esp�ritos n�o evolu�dos e mais atrasados.
Que acham, existe ou n�o dois tipos de espiritismo? Jurema Oliveira (discuss�o) 05h47min de 29 de junho de 2009 (UTC)
Todo o desenvolvimento feito pela Jurema demonstra a complexidade da apropria��o popular do termo - inclusive refletindo quest�es de estratifica��o social no Brasil -, que est� al�m de qualquer pretenso "dogma" kardecista.
Emprego o termo "kardecismo" inclusive, contra a opini�o "ortodoxa" dos mesmos, uma vez que quando a utilizo, nenhum dos meus interlocutores tem d�vidas acerca de a que "espiritismo" estou me referindo.
E se eu nunca fui muito bom na Gram�tica (confesso.
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), pelo menos entendi a li��o de que a fun��o da linguagem � comunicar.
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Em adi��o, considere-se que a fun��o da Wikipedia n�o � fazer proselitismo religioso, e sim a de informar.
Nesse sentido, a orienta��o confessional deveria ser irrelevante para o trabalho de editor.
Por �ltimo, correndo o risco de me tornar mon�tono e repetitivo, o Portal sobre Doutrina Esp�rita aqui na pt-wiki est� abandonado eApostas on-line com b�nusru�nas: mais do que a fus�o proposta necessita-se realmente � de um "eleito" para a fun��o de mant�-la.
Do modo como est� � melhor prop�-la para elimina��o r�pida por abandono e decad�ncia.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 08h51min de 29 de junho de 2009 (UTC)
Sem muito a acrescentar � discuss�o, mais pelo valor hist�rico deste tipo de debate, quero afirmar que depois da exposi��o da Jurema n�o me resta mais d�vidas de que o termo Espiritismo pode ser utilizado por qualquer um que acreditaApostas on-line com b�nusesp�ritos e na possibilidade de comunica��o com os mesmos, independente da pessoa ser cat�lica, umbandista, evang�lica, .
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Contudo, apenas discordo do que se falou de Alto Espiritismo e Baixo Espiritismo.
O que n�s esp�ritas estudamos � que os mentores espirituais permeiam todos os cultos que se baseiam na honestidade e moral �tica.
Conta-se o caso de um evang�lico que preocupado com as acusa��es de deslealdade de algumas igrejas evang�licas, convidou um amigo m�dium vidente para acompanh�-lo numa cerim�nia evang�lica.
O m�dium relatou que vira, durante esta cerim�nia, in�meros esp�ritos de luz amparando a todos que ali estavamApostas on-line com b�nussinal de entrega e resigna��o.
Ou seja, cada vez fica mais claro que o espiritismo n�o se resume apenas ao legado kardequiano.
Contudo, poder�amos ser um pouco mais rigorosos com a quest�o das fontes de refer�ncia.
Pois pela pr�pria diversidade do espiritismo, cada vez mais clara, a tend�ncia � termos cada vez mais infer�ncias do que realmente � espiritismo, e o conceito ficar perdido neste emaranhado de coisas que pouco se relacionam.
Assim, continuo sendo favor�vel a separa��o dos artigos Espiritismo e Doutrina Esp�rita, e recomendo que o que a Jurema nos trouxe, a respeito do que o pr�prio Allan Kardec j� nos disse, possa fazer parte deste artigo.
Abra�o a todos, Bruno SL (discuss�o) 13h06min de 29 de junho de 2009 (UTC)
Acabei de verificar que cometi um engano, quanto aos termos alto e baixo espiritismo, dei a vers�o mais popular de apenas de alguns seguidores.
Tem uma outra vers�o dessa divis�o baixo/m�dio/alto espiritismo [1] e a ideia n�o � de hoje � muito antiga ver criticas [2] Jurema Oliveira (discuss�o) 15h06min de 29 de junho de 2009 (UTC) Eu nunca tinha ouvido falarApostas on-line com b�nusalto e baixo espiritismo, mas vi o link e fiquei chocada.
� claro que o "baixo" tinha que ficar com os africanos.
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Melhor me afastar daqui porque detesto esse tipo de preconceito e antes que eu fale mais do que deva.
Obrigada e boa sorte a todos, tenho certeza que dar�o bom rumo ao artigo.
LiaC Msg 22h20min de 29 de junho de 2009 (UTC)Q.E.D.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 12h03min de 30 de junho de 2009 (UTC)Calma a�, pessoal.
Vamos nos organizar.
Est� tudo muito confuso.
Primeiro que n�o existe nem Baixo, nem Alto, nem M�dio Espiritismo.Come�a por a�.
Espiritismo s� existe um, o codificado por Kardec.Umbanda � Umbanda.
Candombl� � Candombl�.
Espiritismo � Espiritismo.
Tanto Candombl� como Umbanda s�o religi�es espiritualistas, ou seja, cr�em na vida ap�s o desencarne material, mas n�o s�o, de modo algum, religi�es esp�ritas.
Isso n�o existe! Est� tudo explicado no "Livro dos Esp�ritos", de Kardec.� s� lerem.
Espiritismo � uma religi�o separada das outras.
E essses termos "Kardecismo" ou "Espiritismo Kardecista", s�o completamente inadequados, sendo este �ltimo um pleonasmo.
Seria o mesmo que dizer "chuva molhada".
Abra�os, Junius (discuss�o) 22h58min de 10 de julho de 2009 (UTC) O Espiritismo se baseia na tr�ade: Filosofia, ci�ncia e religi�o e n�o admite dogmas nem rituais, tais como s�o praticados na Umbanda e no Candombl�, por exemplo, al�m de certas seitas esot�ricas.
O tipo de compara��o entre essas religi�es de querer tra�ar uma como melhor do que a outra � completamente descabido.
N�o existe religi�o mais evolu�da ou menos do que outra.
S�o apenas religi�es diferentes.
Espiritismo n�o � melhor do que Umbanda ou Candombl�, tampouco vice-versa.
Creio inclusive, como umbandista de forma��o, que essas religi�es afro-brasileiras possuem identidades pr�prias e n�o precisam, de forma alguma, se apoiar no Espiritismo para absolutamente nada, embora existam entre elas alguns pontos de comum acordo, mas s�o religi�es completamente diferentes.
As semelhan�as existem, mas isso n�o significa que se possa embrulhar tudo no mesmo pacote.
Est� faltando aqui base doutrin�ria para se discutir o assunto.
Por favor, leiam "O Livro dos Esp�ritos".
Abra�os, Junius (discuss�o) 23h01min de 10 de julho de 2009 (UTC) Esses termos os quais a Jurema se referiu, Baixo e Alto Espiritismo foram criados por essas igrejas ca�a-n�queis para macular a imagem da Umbanda e do Candombl�.
Fizeram uma divis�o preconceituosa e absurda, que ainda por cima, n�o tem nenhuma base.� achismo puro.
Um contorcionismo especulat�rio que n�o deve ser propagado nem reproduzido.
Baixo e Alto Espiritismo n�o existem! Abra�os, Junius (discuss�o) 23h09min de 10 de julho de 2009 (UTC) O que estamos discutindo Junius � que foi solicitada a fus�o de Espiritismo com o artigo Doutrina Esp�rita Jurema Oliveira (discuss�o) 23h26min de 10 de julho de 2009 (UTC) Sim.
Porque Espiritismo sem doutrina esp�rita n�o existe.
As outras religi�es, como Candombl� e Umbanda, n�o possuem doutrina.
H� certos rituais, que podem at� configurarApostas on-line com b�nusalgo pr�ximo, mas n�o faz parte da doutrina esp�rita.
Os esp�ritas n�o vestem branco, n�o usam velas, n�o cantam pontos de Orix�s e entidades, etc.
HojeApostas on-line com b�nusdia querem transformar tudo num saco de entulho.
J� criaram at� o Umbandombl�.
J� tem at� caboclo baixandoApostas on-line com b�nusxir�.
Isso � uma vergonha! Est�o descaracterizando tudo para ganhar dinheiro f�cilApostas on-line com b�nuscima dos trouxas.
Abra�os, Junius (discuss�o) 23h29min de 10 de julho de 2009 (UTC) Calma Junius, e se for constatado que espiritismo j� existia centenas de anos antes de Alan Kardec? Nem tudo que lemos temos que levar ao p� da letra, n�o estamos aqui para definir o que � o que, temos que analisar as pesquisas que j� foram feitas que n�o foram poucas, para colocar nesse artigo.
Neste artigo temos que colocar o que � espiritismo palavra, independente das religi�es.
Vamos pesquisar juntos para desenrolar isto? Jurema Oliveira (discuss�o) 23h36min de 10 de julho de 2009 (UTC)
As religi�es africanas (das quais as afro-brasileiras s�o derivadas) existem sim h� v�rios anos.
Mas o termo Espiritismo foi uma acep��o de Kardec, registradaApostas on-line com b�nusseu primeiro livro do tema e na Revista Esp�rita, publicada por ele.
� muito claro que o termo espiritismo foi adotado pelas religi�es afro-brasileiras ap�s a populariza��o do espiritimo (kardecista) no Brasil.
O espiritismo nasceu com Kardec e as religi�es espiritualistas existem desde as mais remotas eras.
-- Jesiel ?? 14h14min de 11 de julho de 2009 (UTC)
Um editor vai ali ver o Anjos e Dem�nios e acontece tudo por aqui (LOL)! As quest�es acerca de Candombl� e Umbanda servem apenas como manobra diversionista para a quest�o proposta sobre a fus�o, a meu ver completamente descabida: as informa��es apresentadas nos links fornecidos pela Jurema acima, [3] e [4], sequer s�o questionadas - n�o � "conveniente".
Ali�s, por que � que a discuss�o sobre o kardecismo n�o � movida para a de "Doutrina Esp�rita"? Imagino que l� seja o local mais apropriado.
Enquanto isso, o portal sobre a Doutrina segue abandonado.
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Carlos Luis Cruz (discuss�o) 18h45min de 11 de julho de 2009 (UTC)
Espiritismo sem doutrina esp�rita n�o existe.
O Espiritismo n�o existia antes, como apregoa a Jurema.
O que havia eram as manifesta��es medi�nicas.
Isso existe independentemente do cara ser de qualquer uma dessas religi�es.
O sujeito pode ser m�dium at� na China, sem que haja Espiritismo, Candombl� ou Umbanda por l�.
Espiritismo � a religi�o codificada por Kardec, Jurema.
N�s somos praticantes de religi�es afro-brasileiras que possuemApostas on-line com b�nuscomum com o Espiritismo alguns pontos de acordo, mas n�o � tudo a mesma coisa.
Abra�os, Junius (discuss�o) 19h21min de 11 de julho de 2009 (UTC) O Candombl� e a Umbanda s�o religi�es espiritualistas, n�o esp�ritas.
Espiritismo s� existe um, o codificado por Alan Kardec baseado na tr�ade Filosofia, ci�ncia e religi�o.
Umbanda n�o � Espiritismo.
Candombl� n�o � Espiritismo.
Assim como Candombl� n�o � Umbanda, nem vice-versa, embora j� queiram misturar tudo criando o Umbandombl�.
J� tem at� caboclo baixando no xir�.
J� tem gente confundindo Preto-Velho com Exu.
Ali�s, confundem tudo porque n�o estudam.
Vamos estudar, pessoal! Livros! O melhor professor se chama livro! Abra�os a todos Junius (discuss�o) 19h25min de 11 de julho de 2009 (UTC)
For�a Junius! Sugiro come�ar pela pr�pria "Hist�ria do Espiritismo" do Doyle, como acima.
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Est� dispon�velApostas on-line com b�nuspdf na rede.
Boas leituras, Carlos Luis Cruz (discuss�o) 19h31min de 11 de julho de 2009 (UTC)
Mais um para ler online Spiritim and Religion Texto da Universitas Catholica Americae, WashintonII S.
Facultas Theologica, 1917-1918 n� 11
Trazendo para c� a resposta que dei na p�gina do Junius.
Junius, Eu sei que n�o � tudo a mesma coisa, exatamente por isso que estou fazendo quest�o de colocar uma por uma das religi�es afro-brasileiras, exatamente para mostrar as diferen�as e semelhan�as de cada uma.
Quanto ao espiritismo tamb�m � a mesma coisa, gostaria que fosse colocado no artigo todas as vers�es sobre a palavra e n�o s� a vers�o Kardecista.
Voc� sabia que na b�blia j� se usava a palavra espiritismo? According to Bible prophecy, spiritism is to have a great revival in these last days, but it is not of God (1 Timothy 4: 1).
e a doutrina ainda n�o existia nessa �poca.
Jurema Oliveira (discuss�o) 19h49min de 11 de julho de 2009 (UTC)
E ainda h� a veleidade de que um editor n�o l�.
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Em tempo, l�Apostas on-line com b�nuscasa algu�m me ensinou antigamente que o divino era �nico.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 10h20min de 12 de julho de 2009 (UTC)
A B�blia cita a palavra Espiritismo exatamente porque este termo foi inserido depois na pr�pria B�blia.
Como o foi tamb�m a palavra m�dium, tamb�m criada por Kardec.
O chamado Livro Sagrado, que de sagrado s� tem o nome, foi mexido muitas vezes atrav�s do tempo sofrendo diversas insers�es.
Se voc�s querem alargar o conceito, tudo bem! V�o informar errado.
N�o serei eu, como ali�s � de costume, que irei criar guerras de edi��o, conflitos ou discuss�es desnecess�rias.
"A cada um �s suas obras".
Abra�os, Junius (discuss�o) 21h03min de 12 de julho de 2009 (UTC)
Obviamente que essas palavras, se foram criadas por Kardec, como ensina a hist�ria, se aparecessem na B�blia, s� h� uma resposta: foram inseridas depois, como demonstram os livros especializados sobre o assunto.
O pr�prio Professor Beniste ensina isso, mas as pessoas n�o l�em e se deixam levar pelo achismo.
Sauda��es, Junius (discuss�o) 21h10min de 12 de julho de 2009 (UTC)
Sim Junius, obviamente, assim como tudo o que lemos aqui.
Se a b�blia dopois de 2000 anos ainda est� sendo interpretada, analisada e modificada � porque as pessoas n�o entendem a linguagem que l� est� no original.
Mas a codifica��o � bem recente se comparada com a b�blia, s� temos que ler e interpretar e entender o que diz a codifica��o.
L�Apostas on-line com b�nuscima, gostaria que lesse novamente o que coloquei sobre a codifica��o, n�o quero mudar nada no seu conte�do quem sou eu, mas gostaria de saber se concorda com a an�lise colocada l�.
O codificador da Doutrina Esp�rita classifica:
I - Esp�rita crist�o: aquele que n�o se contentaApostas on-line com b�nusadmirar a moral esp�rita, praticando-a e aceitando todas as conseq��ncias; II - Esp�rita exaltado: aquele que tudo aceita sem reflex�o ou exame, sendo mais nocivo que �til � Doutrina; III - Esp�rita experimentador: aquele que se interessa apenas pelas manifesta��es, pelos fen�menos, desconhecendo o aspecto moral da Doutrina; IV - Esp�rita imperfeito: aquele que, compreendendo a parte filos�fica, admira a moral da� decorrente, mas n�o a pratica; V - Esp�rita sem o saber: aquele que, sem nunca ter ouvido falar da Doutrina, possui inato sentimento dos seus princ�pios, o que refletemApostas on-line com b�nusseus escritos eApostas on-line com b�nusseus discursos.
Jurema Oliveira (discuss�o) 22h12min de 12 de julho de 2009 (UTC) Sim, est� correto.
Beijos, Junius (discuss�o) 00h23min de 13 de julho de 2009 (UTC)
O termo "Espiritismo" foi criado por Allan Kardec para nomearApostas on-line com b�nuscodifica��o e pesquisaApostas on-line com b�nusrela��o � descobertas de um mundo espiritual.
"Espiritualismo", sim, engloba Candombl�, Umbanda, Budismo e Espiritismo (que est� contido no Espiritualismo).
A confus�o no uso do termo vem do termo esp�rita.
Quem cr�Apostas on-line com b�nusesp�ritos, seja qual for o seguimento religioso ou filos�fico deve ser chamado de espiritualista.
Quem cr� no Espiritismo � esp�rita.
A confus�o se propagou porque alguns indiv�duos da Umbanda e do Candombl� se denominaram "esp�ritas" (ao inv�s de "espiritualistas") por desconhecerem a diferen�a entre os termos.Sugiro a corre��o.
O artigo deveria se chamar "Espiritismo" e se referir ao seguimento filos�fico (ou religioso) codificado por Allan Kardec, explicando que Doutrina Esp�rita � um termo hom�nimo a Espiritismo.
Da�, podem colocar os links de desambigua��o com Espiritualismo, Candombl�, Umbanda etc e citar diferen�as.
Arlindo 88 (discuss�o) 14h45min de 18 de janeiro de 2010 (UTC)
Observe-se que, como indicado no texto, j� existe o verbete Doutrina esp�rita, como codificado por Kardec.
Carlos Luis Cruz (discuss�o) 17h00min de 18 de janeiro de 2010 (UTC)
Sugiro uma corre��o na explica��o sobre m�todo cient�fico dedutivo, que est� na nota [nb 4], transcrita abaixo: Enquanto as investiga��es cient�ficas convencionais utilizam o m�todo cient�fico dedutivo, no espiritismo � mais comum o uso do m�todo cient�fico hipot�tico-dedutivo.
Enquanto no primeiro m�todo busca-se provar totalmente a hip�tese, no segundo busca-se por evid�ncias emp�ricas que v�o de encontro � hip�tese.
Outro m�todo utilizado no espiritismo � o fenomenol�gico, criado por Edmund Husserl.
A nota afirma que "as investiga��es cient�ficas convencionais" buscam "provar totalmente a hip�tese", o que est� errado.
Nenhuma hip�tese cient�fica � jamais dita "totalmente provada".
Todo o cientista reconhece, que tudo que pode ser apresentado � um n�mero limitado de demonstra��es emp�ricas, ou seja, um conjunto finito de evid�ncias, que nunca poder�o provar nada.
As �nicas coisas que podem ser provadas, no sentido mais conservador da palavra, s�o identidades matem�ticas.
Evid�ncias podem apenas fazer duas coisas: a) sugerir a validade de uma hip�tese, ou b) demonstrar a falsidade de uma hip�tese.
Sugiro ainda a adi��o de refer�ncias fi�veis a afirma��o de que "no espiritismo � mais comum o uso do m�todo cient�fico hipot�tico-dedutivo" onde "busca-se por evid�ncias emp�ricas que v�o de encontro � hip�tese", com no m�nimo alguns exemplos de estudos que seguiram esta metodologia.
-o coment�rio precedente deveria ter sido assinado por 187.113.195.
123 (discuss�o � contrib.
) 12:57, 10 de outubro de 2010 Este artigo n�o tem raz�o de ser.
Espiritismo e Doutrina Esp�rita s�o sin�nimos.
O uso do termo "espiritismo" que n�o seja para definir a doutrina codificada por Allan Kardec, constante de O Livro dos Esp�ritos, � mero abastardamento da express�o.
Andr� Afonso/ http://blog-espiritismo.blogspot.com/
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Por�m, no mesmo ano voltou a jogar pelo clube sueco e encerrouApostas on-line com b�nuscarreira na temporada seguinte.
A filial foi uma das primeiras do grupo a usar o nome Rio Verde.
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Em 2012, a imprensa oficial de France atribuiu a este torneio a Copa do frota naval de Viena, chegando � frente de Viena durante a Batalha de Leiningen, na qual foi premiado com o t�tulo de duque de Mil�o. ??????
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