Cr�dito, Bas�lica de S�o Francisco / Divulga��o
Pres�pio de areia realizadoroleta brasileira blazerAssisroleta brasileira blazer2023
Naqueles tempos medievais de maioria iletrada e parcos recursos visuais, n�o devia ser nada f�cil para os religiosos transformar as narrativas b�blicasroleta brasileira blazerhist�rias com apelo popular.
Foi assim, conforme a historiografia, a tradi��o e,roleta brasileira blazerseguida, umas boas camadas lend�rias, que um frade que vivia na cidade de Assis, na �mbria, It�lia, teve uma ideia que depois se tornaria um costume natalino: montar um pres�pio.
Seu nome era Francisco e ele entraria para a hist�ria como S�o Francisco de Assis (1181-1226). E, conforme os registros hist�ricos, a primeira montagem do tipo foi feita h� exatos 800 anos, para a celebra��o do Natal de 1223.
Dois relatos antigos atestam essa hist�ria. O primeiro � de Tom�s de Celano (1200-1265), frade que conviveu com Francisco e � considerado seu primeiro bi�grafo. Na obra 'Prima Vita', ele descreveu essa montagem.
Tudo come�ou com uma viagem empreendida, pouco tempo tempos antes, por Francisco at� a Terra Santa. Ele voltou de l� muito impactado com o que viu e com as visitas aos locais onde Jesus teria vivido. Achou que Greccio, pequena cidade a 70 km de Assis, era muito semelhante a Bel�m e decidiu recriar ali o relato b�blico do Natal.
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Zeloso, primeiro pediu autoriza��o ao papa. N�o teve dificuldades - Hon�rio 3� (1148-1227) concedeu o aval. Pediu ajuda a um nobre da regi�o, chamado Jo�o di Greccio - que antes era um soldado de mil�cias e depois teria abandonado as armas por uma vida de paz. Tudo foi planejado a tempo da celebra��o especial.
"Preparam-se o pres�pio, traz-se a palha, conduzem-se o boi e o burro. Honra-se ali a simplicidade, exalta-se a pobreza, elogia-se a humildade, e Greccio transforma-se quaseroleta brasileira blazeruma nova Bel�m", escreveu Celano.
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Havia antecedentes. No per�odo medieval, algumas representa��es c�nicas de textos sagrados podiam ser utilizados como parte das liturgias, de forma a passar melhor a mensagem aos fi�is.
"Na realidade, os monges beneditinos j� tinhamroleta brasileira blazerseus mosteiros a tradi��o do pres�pio, mas n�o era uma devo��o p�blica ao povo de Deus", explica � roleta brasileira blazer News Brasil o frade franciscano Rafael Normando, da Bas�lica de S�o Francisco,roleta brasileira blazerAssis.
"S�o Francisco foi o primeiro a montar publicamente o pres�pio fazendo com que todos os crist�os possam viver o Natalroleta brasileira blazersuas casas."
Estudioso da vida de S�o Francisco - tema de seu mestrado e de seu doutorado -, o pesquisador Thiago Maerki, associado da Hagiography Society, nos Estados Unidos, acredita que a ideia tenha surgido a partir da "sensibilidade muito agu�ada" que tinha o religioso.
"Ele era um homem que se preocupava com as coisas simples, as coisas que passam despercebidas � maioria dos homens", comenta ele,roleta brasileira blazerconversa com a roleta brasileira blazer News Brasil.
"Nesse sentido, S�o Francisco tinha uma devo��o muito grande pelo Natal. Essa representa��o que hoje chamamos de pres�pio surgiu no �ntimo de um homem extremamente devoto do nascimento de Cristo."
Curioso notar que a montagem de Francisco n�o tinha, como se tornaria comum nos pres�pios posteriores, as figuras de Maria, Jos� e Jesusroleta brasileira blazerforma de beb�.
Sua preocupa��o foi recriar o cen�rio, inclusive com animais vivos - o burro e o boi. A manjedoura, onde Jesus teria sido posto logo ap�s o nascimento, se tornou o centro de um altar port�til ali montado para a celebra��o da missa de Natal - algo bastante incomum � �poca, quando as missas costumavam ser rezadas exclusivamente nos altares fixos, dentro das igrejas.
"Francisco queria ver com seus pr�prios olhos como teria sido o nascimento de Jesus. Ele queria tentar reviver essa experi�ncia por meio dos olhos f�sicos, e n�o com os olhos que ele chama de 'do esp�rito', que seria uma esp�cie de vis�o", afirma Maerki.
Boaventura da Bagnoregio (1217-1274), na biografia de Francisco chamada de 'Legenda Maior', tamb�m abordou a hist�ria do pres�pio.
"Os frades se re�nem, a popula��o acorre; a floresta ressoa de vozes, e aquela vener�vel noite torna-se resplandecente de luzes, solene e sonora de c�nticos harmoniosos. O homem de Deus [no caso, Francisco] estava diante da manjedoura, cheio de piedade, banhadoroleta brasileira blazerl�grimas, transbordando de alegria, e a solene celebra��o da missa ocorre sobre a manjedoura, enquanto Francisco entoa o Santo Evangelho", descreveu.
"Em seguida, ele prega ao povo ao seu redor e fala sobre o nascimento do rei pobre que ele chama de 'o menino de Bel�m'. Um cavaleiro virtuoso e sincero, que havia deixado a mil�cia e desenvolvido uma grande familiaridade com o homem de Deus, Jo�o di Greccio, afirmou ter visto, dentro da manjedoura, um lindo beb� adormecido que o bem-aventurado Francisco, abra�ando-o com ambos os bra�os, parecia acordar do sono", acrescentou.
Foi a partir desse relato que o artista Giotto di Bondone (1267-1337) pintou o afresco 'Presepe di Greccio', uma das 28 cenas feitas por ele, sobre a vida de S�o Francisco, que adornam a bas�lica erguidaroleta brasileira blazerhonra ao santo,roleta brasileira blazerAssis.
"Vale lembrar que o pres�pio produzido por Francisco era, de certa forma, diferente dos que temos hoje. Porque esse foi preparado mesmo com os animais, que estavam aliroleta brasileira blazervolta da palha. Havia os bois, as vaquinhas. E homens com tochas celebrando o nascimento de Jesus", pontua Maerki. "N�o tinha uma imagem de fato de um menino para colocar na manjedoura."
Ali�s, cabe um adendo: o nome pres�pio n�o foi uma inven��o de Francisco, mas sim uma apropria��o posterior de uma palavra que j� existia -roleta brasileira blazeritaliano, presepe;roleta brasileira blazerlatim, praesepium.
Originalmente, significava simplesmente um est�bulo para animais. A terminologia acabou adotado para esse tipo de reconstru��o c�nica porque, segundo os relatos b�blicos, Maria e Jos� n�o teriam encontrado local para que Jesus nascesse. O menino veio � luz enquanto eles estavam abrigadosroleta brasileira blazerum est�bulo - da� a manjedoura, a palha, os animais todos.
O pesquisador Maerki abordou tantoroleta brasileira blazerseu mestrado quantoroleta brasileira blazerseu doutorado aspectos da teatralidade no m�todo evangelizador de Francisco de Assis. O pres�pio enquadra-se nesse contexto.
"O que ele fez foi quase um teatro, uma esp�cie de representa��o c�nica do nascimento de Jesus", pontua.
"Francisco tendia a teatralizar tudo. As cenas, a forma que ele encontrava, seus gestos,roleta brasileira blazerexpress�o corporal. Ele acreditava que a representa��o teatral era muito forte no poder de convencimento, no ensinamento, na catequese", explica.
Para Maerki, "no bom sentido, toda a��o de Francisco, no fundo, � uma a��o teatral".
"O povo mais simples da Idade M�dia era um povo que acreditava muito mais nas imagens do que nas palavras. E Francisco sempre buscou levar o evangelho para as pessoas mais simples", diz.
Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o te�logo e historiador Gerson Leite de Moraes lembra que "numa sociedade medievalroleta brasileira blazerque a escrita n�o estava ao acesso da maioria da popula��o, tudo o que se pudesse fazer para refor�ar a mensagem por meio de imagens, de s�mbolos, era utilizado".
"Por tr�s da ideia do pres�pio, se tem exatamente o objetivo de ensinar, de maneira did�tica, como Jesus teria nascido", diz ele, � roleta brasileira blazer News Brasil.
Cr�dito, Bas�lica de S�o Francisco / Divulga��o
Detalhe de pres�pio de areia realizadoroleta brasileira blazerAssisroleta brasileira blazer2023
"� um s�mbolo muito poderoso", analisa Moraes. "Toda vez que voc� olha para um pres�pio, voc� � automaticamente cativado a pensarroleta brasileira blazerum ambiente de esperan�a, de paz. Independentemente da f� da pessoa."
"Acho que a for�a vem da�, dos elementos que provocam reflex�es. Por isso � algo que virou um cl�ssico e se perpetua no tempo", acrescenta o te�logo.
Maerki identifica uma coer�ncia entre a concep��o do pres�pio e a mensagem principal de Francisco de Assis: a ideia da pobreza.
"A experi�ncia que ele teve do Natal � muito ligada � pobreza, que � o cerne, o centro da espiritualidade franciscana", comenta.
"Ele conseguia perceber essa pobreza justamente no nascimento de Cristo, essa experi�ncia de Maria e Jos�roleta brasileira blazerbusca de um local para que o filho pudesse nascerroleta brasileira blazerseguran�a. E foiroleta brasileira blazeruma manjedoura,roleta brasileira blazerum cen�rio de pobreza extrema, que ele nasceu."
Nesse sentido, o pres�pio representa um antagonismo que est� na raiz do cristianismo: a imagem de um Deus que, paradoxalmente, nasce como o mais pobre dos homens.
O frade Rafael Normando concorda com a explica��o. "O pres�pio, para n�s franciscanos, � reviver um dos momentos mais importantes da cristandade: o nascimento de Jesus. E o mais significativo � relembrarroleta brasileira blazerque condi��es nasceu Jesus, um lugar totalmente inadequado para o nascimento de uma crian�a", afirma.
"A reflex�o que precisamos fazer � que Jesus quer nascerroleta brasileira blazernossos cora��es de modo especial nas realidades mais complexas da humanidade. O pres�pio � sinal de empatia, acolhimento e simplicidade", destaca ele.
Professor na Pontif�cia Universidade Gregoriana,roleta brasileira blazerRoma, e vice-diretor no Lay Centre, tamb�m de Roma, o vaticanista Filipe Domingues argumenta que a ideia do pres�pio se difundiu como tradi��o pelo mundo na mesma esteira "da reforma espiritual e moral que S�o Francisco prop�s para a Igreja".
"Tem um valor interessante se pensarmos que o pres�pio representa um Deus que nasceu pobre. Nasceu humano: provavelmente o cristianismo � a �nica religi�o dentre as grandesroleta brasileira blazerque Deus se encarna numa pessoa humana. E ele fez issoroleta brasileira blazerum contexto de pobreza", contextualiza ele, � roleta brasileira blazer News Brasil.
"Essa representa��o � coerente, por uma leitura espiritual do que representa", diz Domingues. "A mensagem de S�o Francisco consisteroleta brasileira blazerbotar essa pobreza e a simplicidade no centro da aten��o."
Atualmente, o Vaticano incentiva a montagem de pres�pios. "Virou uma tradi��oroleta brasileira blazerdiversos lugares. E a Igreja v� isso como uma resposta ao que o Natal se tornou, uma festa muito comercial e de consumo excessivo, instrumentalizado pela sociedade como festa de consumo. O pres�pio � uma proposta de voltar � origem do Natal, representar o nascimento para ter o sentido da festa no centro da casa", ressalta Domingues.
Para o frade Normando, mesmo as releituras art�sticas contempor�neas do pres�pio, ainda que feitas com fins art�sticos e n�o religiosos, tamb�m s�o bem-vindas.
"N�o acredito que a arte possa prejudicar ou ofuscar o significado do pres�pio", avalia. "Muito pelo contr�rio: manifesta o nascimento de Cristo adaptado � vida concreta do povo,roleta brasileira blazersuas culturas, trazendo uma contribui��o muito grande. Deus se adapta aos seus filhos."
Maerki atenta para a frase do bi�grafo Celano, que mencionou que Greccio se transformou "quaseroleta brasileira blazeruma nova Bel�m".
"Isso � de uma expressividade tamanha. Porque � como se a representa��o do Natal tivesse o poder de trazer aquele acontecimento de novo na hist�ria, como se aqueles ali naquela celebra��o conseguissem presenciar e vivenciar novamente o nascimento de Cristo", diz.
Cr�dito, Edison Veiga
Pres�pio de Bled, Eslov�nia
Os frades que seguem o legado de S�o Francisco mant�m viva a tradi��o do pres�pio na cidade de Assis. Segundo Normando, todos os anos a instala��o � realizada com a colabora��o de "funcion�rios da bas�lica para montar a estrutura" e "artistas que depois ir�o produzir o pres�pio propriamente dito". No total, � um trabalho que costuma envolver cerca de 15 pessoas.
A cada edi��o, um pres�pio diferente � montado. "Uma forma de prestigiar v�rios artistas e tamb�m oferecer aos peregrinos que chegam � cidade um presente, desejando a todos um feliz Natal", explica o frade.
Na edi��o de 2023, que marca o 800� anivers�rio da concep��o original, artistas do Canad�, da R�ssia e da Holanda se encarregaram de criar uma instala��o de 8 metros de comprimento e 4 de largura. "Foi feito com areia prensada e, depois de moldar os personagens do pres�pio, eles passaram um produto com �gua e cola para fixar a areia", conta Normando.
Cr�dito, Dom�nio P�blico
Afresco de Giotto, baseado na narrativa sobre o pres�pio de S�o Francisco
Para os crist�os n�o-cat�licos, a quest�o da representa��o do pres�pio n�o � t�o bem-resolvida, atualmente. Segundo Moraes, antes n�o parecia haver problema, ao menos para as igrejas protestantes hist�ricas. Mas o cen�rio mudou.
"Entendia-se que a imagem do pres�pio, pontual e n�o utilizada durante o ano todo, nunca suscitou o elemento da adora��o. Assim, mesmo obcecadas com a quest�o da idolatria, da iconoclastia, as igrejas protestantes de maneira geral n�o tinham problemas com o pres�pio. Viam como apenas uma remontagem de uma cena b�blica", afirma o te�logo.
Por�m, o advento do fundamentalismo, "principalmente ao longo do s�culo 20", trouxe um novo ran�o. "Trouxe embara�os at� mesmo para a tradi��o natalina", diz. "Hoje voc� vai encontrar igrejas protestantes com dificuldades para montar uma �rvore de Natal, sempre tem algu�m que implica", opina.
Ele conta que mesmo solu��es muito utilizadas, no passado, por protestantes - substituir a imagem do Menino Jesus por uma estrela, por exemplo - j� est�o sendo malvistas por alguns setores.
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